CIENTISTAS ALEGAM TER ENCONTRADO EVIDÊNCIAS DO "BÓSON DE HIGGS"


Large Hadron Collider (LHC) tunnel at Cern

CIENTISTAS ALEGAM TER ENCONTRADO EVIDÊNCIAS DO "BÓSON DE HIGGS" 

Cientistas que trabalham no LHC (Larg Hadron Collider), reuniram-se neste dia 13 de dezembro em Genebra, para anunciar a descoberta de "sinais" da partícula subatômica Bóson de Higgs.

A descoberta desses sinais, ampliam as possibilidades da nossa compreensão cientifica acerca das origens de toda a matéria do universo.

Confira a matéria:
Tradução do site

(Reuters) - Cientistas internacionais nesta terça-feira ter encontrado sinais do bóson de Higgs, uma partícula subatômica fundamental acredita ter desempenhado um papel vital na criação do universo após o Big Bang.

Peter Higgs, a 82-year-old físico teórico britânico que propôs a existência da partícula em 1964 como o elo perdido de uma grande teoria de matéria e energia, estava assistindo o anúncio em um webcast com os colegas na Universidade de Edimburgo, onde ele é professor emérito.

"Eu não vou estar indo para casa para abrir uma garrafa de uísque para afogar minhas mágoas, mas por outro lado eu não vou estar indo para casa para abrir uma garrafa de champanhe também", seu colega Alan Walker disse ele, segundo após a anúncio.

Os líderes dos dois experimentos, Atlas e CMS, revelou suas descobertas a um seminário embalado na física CERN, centro de investigação, perto de Genebra, onde eles têm tentado encontrar vestígios do boson indescritível por partículas quebrando juntos no próximo da velocidade da luz no Large Hadron Collider.

As experiências geradas por tal excitação independente chegar a conclusões muito similares. Mas os cientistas foram rápidos em alertar que seus resultados ainda não atingiram o nível de certeza de que iria deixá-los reivindicar uma descoberta - daí o cuidado de Higgs.

Em que é conhecido como o Modelo Padrão da Física, o bóson é posto ter sido o agente que deu massa e energia à matéria após a criação do universo 13,7 bilhões de anos - o que levou alguns apelido para ele a "partícula de Deus".

Sua descoberta iria encher o buraco últimos remanescentes no modelo. No entanto, isso não significa que ele deve existir, e alguns físicos eminentes, como Stephen Hawking acredita que não.

"Se a observação de Higgs seja confirmada ... isso realmente vai ser uma das descobertas do século", disse Themis Bowcock, professor de física de partículas no Liverpool da Inglaterra University.

"Os físicos terão descoberto uma pedra fundamental na composição do universo ... cuja influência podemos ver e sentir todos os dias de nossas vidas."

CONDIÇÕES BIG BANG

O Large Hadron Collider do CERN, um grande acelerador de partículas subterrâneo que custa 200 mil francos suíços (215 mil dólares) de uma hora para ser executado, é projetado para recriar as condições do Big Bang para permitir que partículas como o bóson de Higgs para ser encontrado e estudado.

Enquanto a descoberta do bóson seria cimento conhecimento atual sobre as partículas, como elétrons e fótons, prova de que não existe minaria os fundamentos das teorias aceitas do make-up do universo.

A partícula é tão curta que só pode ser detectado a partir das partículas que decai em. No curso de milhões de colisões, os cientistas estão à caça de um excesso significativo de uma combinação específica de partículas decadência.

Embora eles já estão convergindo para um perfil específico para o Higgs, eles terão mais um ano no valor de tais colisões para governar para fora um acaso estatístico.

"A janela para a massa de Higgs fica menor e menor", disse o Director Geral do CERN Rolf Heuer."Mas por favor, seja prudente. Lembre-se, mas não encontramos ainda, nem temos excluídos ainda. Há ainda Higgs caça a ser feito."

Oliver Buchmueller, o físico sênior do experimento CMS, disse: "Pode ainda acontecer que é uma flutuação, mas tudo o que vemos de ambos os experimentos é compatível com o que esperaríamos de um sinal de Higgs para construir ...

"Mas nós realmente precisamos de os dados do próximo ano para ter certeza do que estamos vendo."

Claire Shepherd-Themistocleus, chefe do Grupo de CMS no STFC Rutherford Appleton Laboratory, declarou: "Estamos em homing sobre o Higgs ...

"Tivemos hoje sugestões do que poderia ser a sua massa e da emoção de cientistas é palpável. Se isto é, em última análise confirmada ou finalmente descartar uma baixa massa Bóson de Higgs, estamos à beira de uma grande mudança em nossa compreensão do a natureza fundamental da matéria. "

($ 1 = 0,9343 francos suíços)

(Reportagem de Robert Evans, reportagem adicional de Kate Kelland em Londres, escrita por Tom Miles; edição por Kevin Liffey )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUA - INDÍCIOS DE CONSTRUÇÕES E COMPLEXOS ESTRUTURAIS - PARTE 201

LUA - INDÍCIOS DE CONSTRUÇÕES E COMPLEXOS ESTRUTURAIS - PARTE 202

LUA - INDÍCIOS DE CONSTRUÇÕES E COMPLEXOS ESTRUTURAIS - PARTE 111