SONDA DA ESA (AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA) DETECTA GRANDES QUANTIDADES DE ÁGUA OCULTA EM MARTE
























SONDA DA ESA (AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA) DETECTA GRANDES QUANTIDADES DE ÁGUA OCULTA EM MARTE


Conforme publicado no site "Mystery Planet" a sonda "Mars Express", detectou grandes quantidades de água sólida em marte, estas reservas podem ser essenciais para futuras missões tripuladas ao planeta vermelho.
Sonda Mars Express da ESA mostra as Montanhas Faixa Phlegrean, uma área em que pesquisas de radar indicam a existência de grandes quantidades de água sob a superfície, segundo um comunicado da agência.Esta reserva pode servir para futuras missões tripuladas ao planeta vermelho .


Phlegrean Montes é um cume de enrolamento de colinas e cordilheiras se estende do noroeste da província vulcânica Elysium (30 ° N) para as terras baixas do norte (50 ° N).

É provável que esta faixa não tem uma origem vulcânica, mas formadas sob a ação de forças tectônicas comprimido a região na Antigüidade.

Estas novas imagens, obtidas com a câmera de alta resolução estéreo que viaja a bordo da Mars Express da ESA, nos permitem observar a montanha de perto. Eles podem ver que quase todas as montanhas são cercados por "lobo de fãs de detritos" (LDAS, na sigla em Inglês), estruturas arredondadas que muitas vezes aparecem ao redor do planalto e montanhas destas latitudes.

Pensa-se que este material foi acumulado ao longo dos anos, o resultado de deslizamentos de terra nas encostas e falésias que a rodeiam.

Morfologicamente, assemelham-se as acumulações dos glaciares cobertos de detritos na Terra. Isto sugere que as geleiras enterradas também podem existir sob a superfície de Marte nesta região.

Esta hipótese tem sido apoiada pelas observações feitas por radar viajando a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.



Água sólida

Observações de radar mostram que a presença de fãs detritos lobate é quase sempre relacionada com a existência de água sob a superfície sólida, às vezes apenas a 20 metros de profundidade.

Crateras de impacto em torno de Montes Phlegrean tem marcas que indicam uma nova atividade glacial na região. Teorias sugerem que as cristas do sistema montanha formada quando crateras antigas cheias de neve.

Ao longo dos anos, a neve foi compactado para dar espaço para as geleiras que corroeu o fundo dessas crateras. No vale no centro da imagem pode distinguir os sulcos característicos glacial.

Estes glaciares formaram-se em latitudes médias em diferentes momentos ao longo dos últimos cem milhões de anos, quando o eixo polar de Marte era muito diferente do de hoje e, conseqüentemente, também as condições climáticas na região.

Todas essas indicações sugerem que poderia haver grandes quantidades de gelo de água escondido abaixo da superfície de Marte na região Montes Phlegrean. Se assim for, esses grandes reservas poderia fornecer água para futuros astronautas explorar o Planeta Vermelho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUA - INDÍCIOS DE CONSTRUÇÕES E COMPLEXOS ESTRUTURAIS - PARTE 201

LUA - INDÍCIOS DE CONSTRUÇÕES E COMPLEXOS ESTRUTURAIS - PARTE 202

LUA - INDÍCIOS DE CONSTRUÇÕES E COMPLEXOS ESTRUTURAIS - PARTE 111